Judocas olímpicas israelenses participam de bate-papo sobre resiliência e superação na Hebraica
No dia 18 de março, a Hebraica de São Paulo recebeu três grandes nomes do judô israelense para um bate-papo inspirador no Espaço Mitzpé. O evento, mediado pelo diretor da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Sergio Napchan, contou com a participação das judocas olímpicas Timna Nelson-Levy, Raz Hershko e Inbar Lanir, e do treinador Shany Hershko, que compartilharam suas experiências no esporte e na vida, abordando os desafios enfrentados como atletas israelenses, suas trajetórias e conquistas.
As três atletas fizeram história nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, conquistando a medalha de bronze na competição por equipes mistas. Inbar Lanir brilhou no Campeonato Mundial de 2023, levando o ouro, e recentemente garantiu a primeira medalha de Israel nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com uma prata na categoria até 78 kg. Raz Hershko, que acumula uma medalha de prata e outra de bronze, foi adversária da brasileira Bia Souza, que conquistou o ouro nas Olimpíadas de Paris.
Durante o bate-papo, as atletas falaram sobre como surgiu a paixão pelo judô e de que forma o esporte as ajudou a superar desafios e obstáculos pessoais e profissionais. Também comentaram sobre a pressão de representar Israel nas competições internacionais, algo que se tornou ainda mais desafiador após os ataques terroristas de 07 de outubro.
“Vocês, crianças que estão aqui, não representam apenas a si mesmas. Vocês representam a sua comunidade, representam Israel, representam uma história muito maior. Lutar por algo maior do que nós é a melhor sensação do mundo”, afirmou Timna Nelson-Levy.
Raz Hershko destacou o impacto transformador do judô em sua vida: “O judô me ajudou a encontrar a minha autoestima, a entender que eu podia ser a melhor versão de mim mesma. No tatame, encontrei uma família e um caminho para o meu futuro”.
Já Inbar Lanir abordou a necessidade de foco e resiliência diante das adversidades: “Estamos preparadas para lidar com manifestações discriminatórias. Treinamos para nos abstrair do ruído e focar no que fazemos de melhor”.
O treinador Shany Hershko lembrou a relação especial entre Israel e a Hebraica: “Prometemos que, se ganhássemos uma medalha olímpica, voltaríamos a São Paulo e à Hebraica. E aqui estamos, não apenas celebrando vitórias, mas compartilhando experiências com essa comunidade tão especial”.
Shay Solomon, diretor do CAM- Combat Antisemitism Movement destacou o compromisso da organização no combate à intolerância e ao antissemitismo, ressaltando a conexão entre o CAM e a delegação israelense. “Compartilhamos valores como excelência, trabalho em equipe e perseverança. Assim como essas atletas representam Israel no tatame, nós lutamos diariamente contra o extremismo”.
O evento também contou com a presença de líderes comunitários. Cláudio Lottenberg, presidente da CONIB, ressaltou a importância de receber as atletas, especialmente no contexto pós-7 de outubro: “Mesmo no ambiente olímpico, onde o espírito esportivo deveria aproximar os povos, vimos manifestações de antissemitismo. Trazer essas atletas é reafirmar nosso compromisso com a luta contra a intolerância”.
Fernando Rosenthal, presidente da Hebraica, celebrou a presença das atletas e destacou que a instituição tem sido uma casa para elas nos últimos dias: “Elas estão aqui treinando diariamente e esse evento é uma oportunidade de apresentá-las à nossa comunidade”.
Marcos Knobel, presidente da FISESP, reforçou o orgulho de receber esportistas de alto nível: “Israel se destaca na tecnologia, na medicina, no turismo e, hoje, também no esporte. Celebramos essas atletas que nos representam com tanto talento e dedicação”.
“No judô, caímos e nos levantamos. Talvez essa seja também a essência do povo judeu: mesmo diante das quedas, seguimos com a convicção de que devemos nos reerguer e continuar. A luta nunca termina”, concluiu o diretor da Hebraica, Gaby Milevsky
O evento foi uma realização da Hebraica, Combat Antisemitism Movement (CAM), FISESP e CONIB.
Liane Zaidler 11982770606 [email protected]
Publicar comentário